O Maiores Clássicos surgiu com a intenção de registrar e manter disponível na Internet, o máximo de informações sobre os maiores clássicos do futebol brasileiro. A necessidade vem da ausência de dados na Internet. Ausência! Sim, muito se encontra sobre futebol na internet, porém são dados difusos e controversos, além de serem imediatistas; as informações aparecem e somem dos grandes sites especializados em poucos dias. O Futebol Clássico pretende comprovar e manter disponível esta história que vai além de qualquer campeonato ou do mundo esportivo; é uma história que tem mais haver com a cultura popular brasileira. O futebol, e mais do que o futebol em si, os grandes clássicos fazem parte da história cultural do Brasil. É, de fato, um dos mais ricos patrimônios culturais de nosso país.
Inicialmente começamos com quinze confrontos. É claro que rivalidades como as de Ponte Preta-Guarani, Goiás-Vila Nova, Figueirense-Avaí, etc; comungam dos mesmos ingredientes de rivalidade dos confrontos escolhidos. Com o passar do tempo, certamente incluiremos estes confrontos também, pois têm toda a sua importância histórica, mas não devemos ir além de nossa capacidade atual, se conseguirmos inicialmente fazer um bom trabalho com os quinze confrontos escolhidos, certamente estaremos aptos a seguir neste processo de registrar todos os grandes clássicos brasileiros.
Além dos confrontos, resolvemos homenagear os grandes craques que fizeram a história dos nossos times. Esta necessidade surge devido à massiva imposição de ídolos fabricados. Podem ser craques, mas não ídolos, jogadores muito badalados que pouco ou nada jogaram pelos campos brasileiros, e em verdade, pouco contribuíram para o fortalecimento de nosso futebol. Craques, muitas vezes desconhecidos, foram heróis em muitas conquistas de seu time, mas nós, certamente, nos lembramos mais de um que vestiu três vezes a camisa de nosso time e depois foi ganhar dinheiro na Europa aproveitando-se do peso da camisa que vestiu para conseguir um bom contrato. Daí a ideia de montar o Time dos Sonhos, só com lugar para jogadores campeões e/ou com grande desempenho nos clássicos.
|