Vasco (3)0x1(0) Botafogo
O Botafogo enfim mostrou um futebol melhor e venceu, no último teste antes da Série B. Na disputa de pênaltis, no entanto, os cruz-maltinos levaram a melhor e conquistaram a Taça Rio, que vale o quinto lugar do Campeonato Carioca. Precisando da vitória para ser campeão, o Botafogo adotou uma postura agressiva no primeiro tempo, coisa rara na era Chamusca. Logo no primeiro minuto, o Glorioso teve sua principal chance: após escanteio da direita, Pedro Castro cabeceou livre na área e jogou por cima do gol. Marcando no campo de ataque, o Botafogo não deixou o Vasco jogar, mas mostrou limitações para criar chances mais agudas, sem um meia de ofício. O Glorioso foi ter outra oportunidade só aos 32 minutos: Ronald saiu rápido pela direita, Rafael Navarro soltou a bomba e Vanderlei defendeu bem, evitando o gol. No segundo tempo, o Vasco conseguiu equilibrar mais as ações. Logo aos três minutos, Gabriel Pec saiu em velocidade e chutou forte, no canto, para a difícil defesa de Douglas Borges. O Botafogo, no entanto, conseguiu abrir o placar, aos 26: Rafael Navarro chutou na sobra, Vanderlei espalmou e Gilvan, de cabeça, aproveitou o rebote. O jogo ficou mais aberto, mas o Botafogo pareceu prevalecer na questão física e estava mais inteiro no fim do jogo. Aos 41 minutos, o Glorioso teve a chance do segundo gol e ficar com o título no tempo normal: Ênio rolou da esquerda, mas Felipe Ferreira, livre, acabou exagerando na força e isolou. A Taça Rio seria, então, definida nos pênaltis. Se foi bem nos 90 minutos, o Botafogo foi uma lástima nos pênaltis. Pedro Castro, Felipe Ferreira e Matheus Frizzo desperdiçaram as três cobranças, defendidas por Vanderlei.
Estádio: São Januário
Data-Hora: 22/05/2021 – 15h05
Árbitro: Mauricio Machado Coelho Junior (RJ)
Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
Renda e público: Portões fechados
Cartões amarelos: Warley (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Gilvan 26’/2ºT (0-1)
Pênaltis: Andrey, Zeca e Gabriel Pec fizeram (VAS); Pedro Castro, Felipe Ferreira e Matheus Frizzo desperdiçaram (BOT)
Vasco: Vanderlei; Léo Matos, Ernando, Ricardo Graça e Zeca; Andrey, Matías Galarza (Rômulo 29’/2ºT) e Morato (Figueiredo 21’/2ºT); Gabriel Pec, Cano e Léo Jabá (Juninho 38’/2ºT) – Técnico: Marcelo Cabo.
Botafogo: Douglas Borges; Warley, Kanu, Gilvan e PV (Rafael Carioca 24’/2ºT); Romildo (Matheus Frizzo 24’/2ºT), Ricardinho (Felipe Ferreira 14’/2ºT) e Pedro Castro; Ronald (Marcinho 33’/2ºT), Rafael Navarro e Marco Antônio (Ênio 33’/2ºT) – Técnico: Marcelo Chamusca.
|